Os melhores discos de 2013

Mais um ano que passou rápido, e vai lá a minha listinha com os 10 melhores discos de 2013. Clique no link abaixo e confira:



1. Power TripManifest Destination (Southern Lord) 

Kill Em’ All, Metal Massacre, Hell Awaits, Darkness Descends, Bonded By Blood, Age of Quarrel, Born To Expire, Crossover, Seven Churches, Why?, Join The Army, Larry Carroll. Se você está lendo tudo isso e sabe do que eu estou falando, sabe o motivo desse play estar no 1º lugar. Ouça no talo. 

Ouça: Manifest Destination


2. PalmsPalms (Ipecac) 

Projeto do Chico Moreno (Deftones) e dos músicos Jeff Caxide, Aaron Harris, Bryant Clifford Meyer, ambos da lenda do post-metal, Isis (1997-2012). Experimental no bom sentido, melódico, também no bom sentido. Basicamente uma puta viagem sonora, sem precisar “usar” nada para experimentar isso. Escute sem medo.

Ouça: Future Warrior 


3. The Dillinger Escape PlanOne of Us Is the Killer (Sumerian)

Metal, jazz, thrash, fusion, pop, hardcore, progressivo: isso tudo é a música que eles fazem. Pela definição, parece difícil de ouvir, mas não é. Virtuose sem ser chato, o grupo faz o som pesado mais original dos últimos tempos. Não perca tempo para conhecer. 

Ouça: One of Us Is the Killer 


4. Black Sabbath – 13 (Vertigo) 

Bom, é a minha banda predileta, o meu “fab (evil) four” favorito, cuja as músicas dos seus primeiros discos eu sei de cor, inclusive mentalmente, sei cantar os solos do Tony Iommi. Para completar, eles fizeram o melhor show que já assisti na minha vida. Preciso continuar? 

Ouça: Dear Father 


5. Alice In ChainsThe Devil Put Dinosaurs Here (Capitol) 

Jerry Cantrell fez certo em continuar com o AIC, e teve a proeza de ter achado o William Duvall, que caiu como uma luva ao grupo. Mais um puta discão, com aquele som único deles, pesado, triste, mais ao mesmo tempo com uma alta carga melódica. Não dá pra explicar muito não, por isso, vá atrás para ouvir esse play. 

Ouça: Phantom Limb 


6. Daft PunkRandom Access Memories (Columbia) 

A dupla francesa fez o melhor disco de pop dos últimos anos. Tiveram bolas, e foram na contramão da tendência de samplers e beats, e gravaram tudo no analógico, como se fazia "nas antiga". Mais uma vez produziram um hino pop (Get Lucky) e um disco clássico, que deu e ainda está dando muito o que falar. 

Ouça: Giorgio By Moroder 


7. KvelertakMeir (Sony Scandinavia) 

Black metal com Thin Lizzy. É isso. Arrepio ouvindo aquelas guitarras gêmeas, e para quem é fã do estilo, é um prato cheio. Na raiz do som extremo dos caras, você encontra muito de hard rock 70’ e outras ótimas referências. Ótimo trabalho de guitarras, diga-se de passagem. Apesar da definição estranha, o Kvelertak é um black metal norueguês cheio de groove e feeling. 

Ouça: Spring Fra Livet 


8. Beastmilk Climax (Svart) 

Não sabia que eu era tão fã de post-punk assim. O EPzinho deles (Use Your Deluge) era tão perfeito, que fiquei com altas expectativas para ouvir este debut. E conseguiram, é um ótimo disco de estreia. Modernoso e ao mesmo tempo com muitas referências do som gótico e punk do passado. Um puta disco de rock que merece a atenção. 

Ouça: Surf The Apocalypse 


9. Dethklok - The Doomstar Requiem (BS) 

É o Tommy do heavy metal, ou o Hair ou o The Rocky Horror Picture Show. Megalomaníaco, divertido e extremo. Para quem conhece acompanha o Metalocalypse, é uma viagem fantástica pelo universo da série. Tem hard rock, pop, new wave, death metal. É um disco grudento, e o que mais ouvi esse ano, segundo meu Last.FM. Parabéns ao Brandon Small, o gênio que criou esse musical. 

Ouça (e assista): inteiro


10. Kanye WestYeezus (Roc-A-Fella/Def Jam) 

Caralho, tem rótulo “post” de tudo na música. Tem post-rock, post-punk, post-hardcore, post-metal, e agora o Kanye inventou o post-rap. Sim, é um rap diferente, de tudo que já ouvi. Tem várias referências e influências e está anos a frente do gênero. O Kanye pode ser um babaca, suas letras serem uma merda, mas de música, ah isso ele sabe criar direitinho. 

Ouça: Black Skinhead

Comentários

  1. Acho que o disco do AIC foi a minha trilha sonora do meu ano de 2013... Ouvi demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, ouvi demais também. Fiquei muito impressionada com aquela Phantom Limb. Uma das músicas mais bacanas que já ouvi na vida hehe

      Excluir

Postar um comentário